
Com as altas temperaturas do verão, fica difícil abrir mão do conforto proporcionado por aparelhos como ar-condicionado, climatizadores e ventiladores. Aliás, esta é a estação em que os imóveis mais consomem energia. Para começar, geladeiras e freezers trabalham mais para manter baixa a temperatura interna. Além disso, com dias mais longos e chances de praia ou piscina, a quantidade de banhos por dia costuma aumentar. Ainda assim, é totalmente possível economizar energia no verão e aproveitar todos os recursos da casa de maneira inteligente, eficiente e sustentável.
Para isso, basta adotar algumas práticas que transformam a rotina de forma simples e acessível. A seguir, confira o guia da taQi para reduzir o consumo de energia, equilibrando conforto térmico e escolhas conscientes que realmente fazem diferença no dia a dia.
Por que a conta de luz sobe no verão?
Antes de tudo, entender o que aumenta o consumo ajuda a economizar energia no verão e nas demais épocas do ano. Porém, no calor intenso, há alguns fatores determinantes, como:
- Uso maior de climatização (ar-condicionado, ventilador, climatizador).
- Eletrodomésticos sob mais carga, como geladeiras que trabalham dobrado para manter a temperatura.
- Baixa eficiência energética em casas sem manutenção: filtros sujos, vedações prejudicadas e equipamentos antigos.
- Consumo invisível, como modo stand-by, infiltrações que deixam a casa mais quente, iluminação com lâmpadas quentes e aparelhos mal dimensionados.
Com maior demanda, o sistema elétrico brasileiro também aciona usinas termelétricas, que são mais caras. Além disso, a variação das bandeiras tarifárias também contribui para o aumento da conta. Por isso, saber como reduzir consumo de energia se torna essencial.
Cinco dicas para economizar energia no verão
1. Aposte na ciência do conforto térmico
Antes de pensar em adquirir novos aparelhos, é possível melhorar o conforto usando estratégias de arquitetura e comportamento. Para deixar sua casa mais fresca, experimente investir em:
- Ventilação cruzada: abra janelas opostas para criar corrente de ar natural;
- Cortinas leves e blackout térmico: bloqueiam calor e controlam entrada de luz;
- Portas internas abertas: isso melhora a circulação do ar entre os cômodos;
- Paredes externas claras: refletem calor e reduzem a temperatura interna;
- Plantas internas: além de melhorar o ar, ajudam na sensação térmica;
- Aparelhos eletrônicos desconectados: identifique os seus equipamentos que ficam em stand-by (modo espera) e tire-os da tomada quando não estiverem em uso.
Além do impacto direto no conforto, essas estratégias ajudam a reduzir a necessidade de climatização intensa.

2. Invista em trocas inteligentes que geram economia imediata
Muitas vezes, pequenas substituições ajudam a economizar energia no verão já no mesmo mês em que as trocas ocorrem. Por isso, considere investir em:
Lâmpadas: modelos de LED consomem até 80% menos e não aquecem o ambiente;- Ventiladores potentes e silenciosos: até quando usados em conjunto, ajudam o ar-condicionado a trabalhar menos;
- Eletrodomésticos em geral, especialmente geladeiras, com selo Procel A: mais eficiência e menor custo anual;
- Micro-ondas em vez de forno: aquece mais rápido e consome menos;
- Climatizadores evaporativos: gastam menos energia e aumentam conforto em ambientes secos.
3. Adote hábitos simples que podem reduzir até 20% do consumo
Sem dúvidas, a mudança de rotina é o que mais gera resultado ao longo do verão. Por isso, considere adotar alguns dos hábitos a seguir:
Procure tomar banhos mais curtos e usar o chuveiro no modo verão;- Use o ar-condicionado com timer e mantenha a temperatura entre 23 °C e 25 °C;
- Deixe o ventilador ligado junto ao ar-condicionado, espalhando o ar frio e reduzindo esforço do compressor;
- Abra janelas no início da manhã para aproveitar o ar fresco natural;
- Organize horários para lavar roupa/louça, evitando picos de consumo;
- Aposente aparelhos muito antigos, que podem gastar até 3 vezes mais.
4. Promova manutenções preventivas nos equipamentos
Outra forma de reduzir o consumo de energia é realizar a manutenção preventiva de seus eletrodomésticos e demais equipamentos da casa. Aliás, aparelhos como ar-condicionado, geladeiras e aquecedores, merecem de revisões frequentes, sejam elas semestrais ou anuais. Além de prolongar a vida útil dos produtos, ao mantê-los em boas condições de funcionamento é possível aumentar sua eficiência e evitar o consumo excessivo de energia.

5. Antes do verão revise estes itens em casa
Embora seja simples, revisar alguns dos itens a seguir é uma das atitudes que mais reduzem o consumo. Porém, poucas pessoas se lembram de fazer:
- Vedação de portas e janelas: impede entrada de ar quente e saída do ar frio;
- Filtros do ar-condicionado: mantê-los limpos aumenta eficiência e reduz gasto;
- Borracha da geladeira: vedação ruim aumenta consumo silenciosamente;
- Hélices do ventilador: quando limpas, garantem melhor fluxo e menor esforço do motor;
- Infiltrações e paredes úmidas: ambientes úmidos absorvem mais calor.
Mitos e verdades sobre economia de energia
Quando se fala em economizar energia no verão, desmistificar equívocos ajuda a tomar decisões melhores. Então, confira a seguir alguns mitos e verdades:
A tensão de 220V reduz o consumo de energia.
Mito. Pois o consumo depende da potência do equipamento, não da tensão.
Lâmpadas inteligentes são mais econômicas.
Verdade. Os modelos inteligentes de lâmpadas são mais eficientes e consomem menos energia que as tradicionais, principalmente se elas forem de LED. Além disso, recursos como sensores de movimento e controle remoto, também contribuem para a economia.
Deixar o carregador na tomada gasta energia.
Verdade. Como falamos acima, deixar os equipamentos em stand by (modo espera) é uma forma de desperdiçar energia, pois o consumo continua enquanto eles estiverem na tomada, mesmo que em quantidades pequenas.
Passar roupa em etapas economiza energia?
Mito. A única forma de economizar energia ao passar roupa é investir em um ferro eficiente com ajuste de temperatura.
Manter o ar-condicionado em temperatura ambiente reduz o consumo?
Verdade. Como falamos acima, ajustar o ar-condicionado para 23°C durante o dia pode reduzir o consumo de energia mensal.
Secar roupas, panos e tênis atrás da geladeira gasta mais energia.
Verdade. Apesar de muito difundido, o costume de secar tênis, roupas ou panos na grade traseira do refrigerador tem contraindicações. Isso porque a peça em questão se trata de um condensador que troca calor com o ambiente. Logo, não deve sofrer nenhum tipo de obstrução. Quando você coloca algo para secar atrás da geladeira, acaba prejudicando o funcionamento do eletrodoméstico. Isso aumenta o consumo de energia, acarretando contas de luz mais caras e, em casos extremos, danos ao próprio equipamento.
Vários aparelhos ligados à mesma tomada aumentam o consumo?
Mito. O consumo é o mesmo para cada equipamento, então não há um aumento. Contudo, é preciso ter cuidado, pois muitos aparelhos ligados à mesma tomada podem superaquecer e até iniciar um incêndio.
Depois de todas essas dicas, você já está pronto(a) para começar a economizar energia no verão. Caso precise renovar algum equipamento, conte com a taQi para garantir os mais modernos e seguros eletrodomésticos, chuveiros e afins. Para isso, basta acessar nosso site ou ir até a loja física mais próxima de você!